JESUS TE AMA ! ! !

 

 
 

"BUSCANDO A EXCELÊNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD"

 

 

 PÁGINA PRINCIPAL! PRINCIPAL

 

Institucional

NOSSA

FACULDADE

Nossa Diretoria
Nossos Cursos
Nosso Material
Nossa Metodologia
Investimento (Preços)
Informações Gerais
Perguntas Frequentes
Visão & Missão

Declaração Doutrinária

Fale Conosco

SOMENTE

ALUNOS

Secretaria On-Line
Tira-Dúvidas On-Line
Boletim On-Line
Monografias (TCC)
Solicitação de Retorno

SERVIÇOS

DIVERSOS

Bíblia On-Line
Prof. Theo Logiko
Theolegal (Estudos)
Pastor On-Line
Downloads Grátis
Correios (Rastreamento)
Vantagens
Promoções
NUTEF
Ouvidoria

IGREJAS E

GRUPOS

DESCONTOS ESPECIAIS

Monte um Grupo

 

Fale Conosco

 

Suporte

 

Boletim

 

 

Versículo

 

 

Divulgação

 

Saiba +

A FATCH é a primeira instituição teológica que está tomando medidas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Clique aqui e saiba mais...

 

 

 

Informações

Gerais

   


quem somos nós? apresentação e Objetivo:

A FATCH - FACULDADE TEOLÓGICA CHARISMA  é legalmente constituída de acordo com as leis do Brasil estando devidamente registrada no CNPJ nº 04.411.287/0001-01 e no RCPJ nº 1.490. A nossa instituição é especializada em cursos LIVRES nas áreas de Teologia e Educação Cristã, bem como Capacitação e Aperfeiçoamento Eclesiástico. Por este caráter específico nós não temos e nem pretendemos manter cursos reconhecidos pelo MEC, pois o nosso objetivo principal não é a formação acadêmica, mas a formação pastoral-eclesiástica. Porém, procuramos manter a qualidade e atender a todas as exigências para uma futura convalidação junto ao MEC através de uma IES. Somos uma instituição cristã evangélica de caráter interdenominacional e transdenominacional, ou seja, aceitamos alunos de todas as denominações evangélicas e até mesmo de outras religiões, sem preconceito ou imposições doutrinárias denominacionais. Também temos a honra de sermos uma das poucas instituições com condições de atender alunos e Igrejas em diversas partes do planeta e por isso, já tivemos a oportunidade de termos alunos e grupos de diversos países, como Estados Unidos, Suíça, Guiana Francesa, Angola, Inglaterra, Japão, Portugal, Espanha, dentre outros. Os nossos cursos são fundamentados na Teologia Protestante Evangélica sem cunho doutrinário, ou seja, são baseados exclusivamente na Teologia e na formação ministerial podendo ser aceitos por qualquer denominação. Temos como objetivo principal formar pessoas que pretendem ter um maior conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, de sua Teologia Sistemática e dos fatos arqueológicos e históricos referentes ao Cristianismo e ainda prepará-las para o exercício do Ministério Cristão (pastores, missionários, líderes, mestres e etc.), ou seja, são cursos com intuito exclusivamente de formação eclesiástica e ministerial. Temos professores com profundo conhecimento teológico, comprometidos com suas comunidades e larga experiência pastoral. O método utilizado tem como objetivo a formação eclesiástica e intelectual, sendo constantemente aprimorado para atender às necessidades dos nossos alunos. Com o ensino à distância, a FATCH têm recebido como alunos, membros de praticamente todas as denominações evangélicas, e até de outras religiões, tratando com a mesma eficiência os alunos que moram nos lugares mais distantes, seja no Brasil ou no Exterior, tornando-se assim indispensável para o povo de Deus.

Se você deseja fazer um curso que, verdadeiramente, ensina a Palavra de Deus e que lhe ajudará no seu crescimento espiritual, este curso é aqui. Teremos o maior prazer em recebê-lo como nosso(a) aluno(a) e pode ter a certeza de que você terá professores e mentores para lhe ajudar e acompanhar durante todo o seu percurso seminarístico. Mas, tome cuidado, pois muitas instituições se dizem "cristãs", mas ensinam um teologia torpe, sem base na Escrituras Sagradas e que só estão servindo para disseminar falsas ideologias, pensamentos filosóficos e mentiras sobre o que é narrado na Palavra de Deus. Deturpando por completo a Bíblia Sagrada. Por isso, analise muito bem onde irá estudar para que não seja enganado e tenha os alicerces da sua fé abalados. Outro cuidado importante é quanto à algumas instituições que tem surgido, que cobram valores ínfimos e trabalham com mentiras para poder angariar mais alunos sem se preocupar com o conteúdo dos cursos e a formação dos alunos. Na hora de escolher a instituição que irá investir para o seu ministério, analise alguns pontos importantes: É legalmente constituída? Tem o devido registro do CNPJ na Receita Federal em nome da instituição ou da sua mantenedora? Os valores cobrados condizem com uma instituição séria, que tem professores, pedagogos, suporte, sede administrativa própria, enfim, tome muito cuidado, pois o velho ditado é verdadeiro, muitas vezes "o barato sai caro". Verifique também, se o tempo do curso é o legalmente constituído, pois para o MEC o curso livre de Teologia (avançado, superior ou bacharel), por exemplo, tem que ter, no mínimo 1.600 horas, o que equivale em torno de 2 (dois) anos de curso (Parecer CNE/CES n° 063/04). Qualquer curso com muito menos tempo que este deve-se tomar cuidado, pois legalmente não é possível fazer a devida convalidação junto a uma IES para ter o diploma de Nível Superior (algumas instituições ministram cursos em curto período de tempo e depois colocam falsamente no Histórico Escolar uma carga horária superior, cuidado, pois isso é crime de "falsidade ideológica" previsto no Código Penal brasileiro).

Esperamos, sinceramente, ter contribuído para a sua decisão e mesmo que não venha estudar na FATCH tenha como base as orientações que colocamos aqui, pois muito mais importante do que o título de Teólogo é o título de SERVO DE CRISTO, que tem uma vida baseada na verdade e credibilidade. Que Jesus abençoe o seu ministério!!!

 

"Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria". (Ec. 9:10 - NTLH)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

   


PERFIL DO PROFISSIONAL DE TEOLOGIA

Nos cursos de Teologia da FATCH, você vai estudar as línguas originais das Sagradas Escrituras (Hebraico e o Grego), conhecer o Velho e o Novo Testamento, a história das Missões, como também a psicologia e a sociologia da religião. Será introduzido no pensamento filosófico, e conhecerá as mais importantes correntes teológicas existentes na Igreja.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Teólogo formado na FATCH estará apto a atuar nas seguintes áreas:

  • Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

  • Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

  • Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

  • Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das Escrituras ao próximo, através da prédica da Palavra de Deus, e ou outros meios.

  • Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos que necessitem de formação teológica como Igrejas, Seminários, etc. Também pode atuar nas áreas de estudos e pesquisas e após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados, etc. (todos na modalidade de "CURSOS LIVRES").

  • Pastorado - desenvolver atividades restritas aos Pastores, como batismos, celebração da Ceia do Senhor, casamentos, liturgia do culto, etc. (Desde que seja ordenado devidamente pela igreja e/ou denominação).

O aluno ao concluir o curso receberá o seu Certificado e estará de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho Cód. 2631-15 do CBO 2002 (http://www.mtecbo.gov.br):

Teólogo - Agbá, Álim, Bokonô, Cádi, Consagrado, Conselheiro correicional eclesiástico, Conselheiro do tribunal eclesiástico, Especialista em história da tradição, doutrina e textos sagrados, Exegeta, Imã, Juiz do tribunal eclesiástico, Leigo consagrado, Mufti, Obá, Teóloga.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

   


Sobre o reconhecimento dos Cursos Teológicos

A Faculdade Teológica Charisma - FATCH, entidade de ensino religioso, de confissão cristã evangélica e interdenominacional procura manter a sua grade curricular dos cursos e os certificados dentro dos parâmetros exigidos aos Seminários Maiores, Faculdades Teológicas e equivalentes, como comprovação da qualidade do ensino teológico ministrado. A FATCH está devidamente regulamentada no Cartório de Pessoas Jurídicas sob o RCPJ n.° 1.490 e devidamente inscrita na Receita Federal sob o C.N.P.J. n.° 04.411.287/0001-01, que dão legalidade ao seu funcionamento.

Os Certificados emitidos pela FATCH são válidos em todo o território nacional, bem como possuem todas as prerrogativas e igualdades "teológicas, religiosas e eclesiásticas" como os de quaisquer seminários, faculdades teológicas ou institutos bíblicos que ministrem cursos "livres" na modalidade presencial. Os mesmos são válidos meramente para fins de comprovação de formação teológica e eclesiástica.

Os cursos teológicos ministrados pela FATCH são de "CARÁTER LIVRE", com finalidade estritamente de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA E ECLESIÁSTICA. Esses cursos não tem e nem necessitam da autorização ou do reconhecimento oficial do MEC. São cursos livres, de confissão e doutrina evangélica.

Cursos teológicos "livres" não são cursos profissionalizantes, técnicos ou graduação superior acadêmica. Os mesmos são especificamente ministrados com o objetivo de dar uma preparação bíblica, eclesiástica e teológica àqueles que visam o exercício do ministério pastoral e outros. Em todos os cursos livres, inclusive de "Formação Plena em Teologia" ou "Bacharel em Teologia", o aluno deve estar ciente de que não está fazendo um curso Superior a nível de MEC, mas um curso mais avançado, de nível maior, sobre a Teologia Bíblica Evangélica. A FATCH não é uma faculdade convencional, mas sim, um seminário de formação teológica, religiosa e eclesiástica.

A nossa instituição, apesar de ter um curso de preparação pastoral (Teologia) NÃO ORDENA, NOMEIA ou EMITE DIPLOMA DE PASTOR. Entendemos que a ordenação ministerial é de responsabilidade EXCLUSIVA e INTRANSFERÍVEL da Igreja de Cristo. Por isso, sempre recomendamos que verifique com a sua igreja e/ou denominação os trâmites corretos para a sua ordenação.

Mas saiba também, que atualmente os cursos reconhecidos pelo MEC não podem mais ser confessionais e os mesmos não tem mais o objetivo de preparação e capacitação ministerial, pois eles devem tratar em seu currículo apenas o que diz respeito a formação técnico-teológica (normatizado pelo PARECER CNE/CES Nº:118/2009 que mudou completamente as normas para a aprovação e currículos dos cursos de Teologia), transformando os mesmos em cursos com o objetivo de formação exclusivamente acadêmica (esclarecemos que não somos contra a formação acadêmica e a validação dos cursos teológicos como cursos Superiores, mas somos contra a interferência do Estado na Igreja, o que fere a nossa Constituição, pois está ditando as normas e regras na formação denominacional, Bíblica e Teológica dos nossos vocacionados).

A nossa instituição, apesar de ter um curso de preparação pastoral (Teologia) NÃO ORDENA, NOMEIA ou EMITE DIPLOMA DE PASTOR. Entendemos que a ordenação ministerial é de responsabilidade EXCLUSIVA e INTRANSFERÍVEL da Igreja de Cristo. Por isso, sempre recomendamos que verifique com a sua igreja e/ou denominação os trâmites corretos para a sua ordenação.

Por isso, sinta-se a vontade em estudar de forma independente, pois o seu chamado e ministério é dado e vocacionado por Deus, independente da opinião ou reconhecimento dos homens.

Desejando mais esclarecimentos pode entrar em contato conosco através da nossa Secretaria On-line.

PARECERES DO MEC QUANTO A TEOLOGIA

(Clique no parecer para lê-lo na íntegra diretamente no site do MEC)

  • Parecer CNE/CES n° 241/99 - Sobre os cursos superiores de teologia.

  • Parecer CNE/CES n° 296/99 - Alguns posicionamentos sobre os cursos teológicos.

  • Parecer CNE/CES n° 505/99 - Introduz a matéria do reconhecimento de cursos superiores de teologia.

  • Parecer CNE/CES n° 765/99 - Sobre o aproveitamento dos cursos teológicos em outras instituições de Ensino Superior.

  • Parecer CNE/CES n° 063/04 - Sobre o aproveitamento das disciplinas para a convalidação dos cursos teológicos.

  • Parecer CNE/CES n° 118/09 - Modifica os processos e normas referentes aos cursos de Teologia, bacharelado.

  • Parecer CNE/CES nº 60/2014, aprovado em 12 de março de 2014 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia e encerramento dos cursos de convalidação.


     

     

     

     

     

     

     

     

     

      


    Sobre a regulamentação e vantagens do Ensino à Distância

    DECRETO n.º 2.494, de 10/02/1998

    Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96)

    Art. 1º “Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

    O Ensino à Distância no contexto atual

    O ensino a distância é a metodologia do momento. Não é uma questão de moda, mas sim de evolução. A sociedade moderna, em permanente mudança, exige estudo constante de todos nós. A educação convencional não consegue mais atender à demanda de formação e atualização profissional no atual sistema. Felizmente, a evolução tecnológica possibilita novas soluções na área da educação. Uma dessas soluções é o ensino a distância, caracterizado pela interação aluno/disciplina/professor, conectados por uma tecnologia de comunicação bidirecional.

    Aprendizagem dinâmica

    Na educação presencial, o professor é o único responsável pelo controle: é ele quem prepara, organiza e aplica todo o processo de ensino-aprendizagem. A educação a distância, da FATCH, propõem dar ao aluno a escolha do que ele vê e o que deseja aprender. Envolve muitas especialidades para que as aulas cheguem aos alunos com clareza e objetividade.

    Flexibilidade

    A proposta pedagógica do Ensino à Distância determina que o aluno é o sujeito central do processo e não somente o fim. É papel da escola fornecer-lhe apoio para que, de forma disciplinada e organizada, ele próprio evolua com flexibilidade e responsabilidade em seus estudos.

    Aproveitamento de Conteúdo e Tempo

    Na educação à distância, não há conversas paralelas, professor que falta, custos de locomoção, dentre outras despesas. Por não ter que cumprir horários, nem precisar deslocar-se todos os dias, o aluno aproveita melhor o seu tempo e ganha em qualidade de vida, ou seja, mantém as responsabilidades de aluno com aproveitamento do tempo.

    Nunca mais perca aulas!

    Ainda que fique vários dias sem poder acessar suas aulas, quando voltar ao curso o aluno poderá retomar exatamente de onde parou. Melhor: poderá revisar aulas e exercícios. Enfim: não existe aula perdida para quem adota o aprendizado a distância.


     

     

     

     

     

     

     

     

     

      


    Em caso de transferência de outra instituição ou aproveitamento de créditos

    Os curso de FORMAÇÃO PLENA EM TEOLOGIA da FATCH aceita transferências de até 50% de créditos do seu currículo, de alunos oriundos de outras instituições teológicas reconhecidas pelas ABIBET, ASTE, AETAL e/ou CFT (COTEB), ou seja, o alunos que desejar se transferir ou concluir o curso em nossa instituição fará, no mínimo, 24 disciplinas (12 Remessas) do nosso currículo independente de quantas disciplinas tenha estudado no curso anterior. O curso também aceita créditos de cursos de Nível Superior não-teológicos desde que seja da área de Ciências Humanas.

    Além destas têm ainda as seguintes exigências:

    • No caso de transferência de instituição, o curso livre que estava fazendo tem que ser do mesmo nível ou equiparado ao de Bacharel em Teologia (não serão aceitos outros cursos, tais como Básico, Médio ou qualquer outra nomenclatura de curso de Teologia);

    • O curso não pode estar concluído, interrompido ou trancado a mais de 05 (cinco) anos;

    • As disciplinas oriundas de outro curso de Nível Superior, que não seja teológico, somente serão aceitas se forem compatíveis com o nosso conteúdo programático. Recomendamos sempre que alunos que venham de cursos não-teológicos façam sempre todas as disciplinas do nosso curso, pois será de grande proveito e crescimento pessoal tendo em vista que as disciplinas teológicas são preparatórias para a vida eclesiástica;

    • Em todos os casos o(a) aluno(a) precisa apresentar Histórico Escolar com carga horária e conteúdo programático de cada disciplina concluída (original ou cópia autenticada). Obs.: Históricos só com o nome da disciplina não servem, pois tem que vir acompanhados do conteúdo programático para a análise do currículo;

    •  Deixamos claro que a aceitação ou não de qualquer disciplina é de caráter irrevogável e a critério exclusivo do nosso corpo docente ou da nossa diretoria.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      


    NOVAS NOMENCLATURAS DOS CURSOS E CERTIFICAÇÕES

    É de notório saber que os cursos de Teologia têm tido mudanças e com o surgimento dos cursos reconhecidos pelo MEC os cursos "livres" de Teologia devem se adequar a esta nova realidade. A FATCH com o intuito de se adequar à estas mudanças está a partir de 2015 alterando as nomenclaturas dos nossos cursos passando a vigorar a partir de 01/01/2015 as seguintes alterações:

    • Básico em Teologia: passará a se chamar curso de Formação Básica em Teologia (com ênfase em Formação Bíblica e 2 habilitações eclesiásticas: Fundamentos Bíblicos e Teologia Sistemática);

    • Médio em Teologia: passará a se chamar curso de Formação Média em Teologia (com ênfase em Formação Ministerial e 2 habilitações eclesiásticas: Administração Eclesiástica e Aconselhamento Pastoral);

    • Bacharel em Teologia: passará a se chamar curso de Formação Plena em Teologia (com ênfase em Formação Pastoral e 6 habilitações eclesiásticas: Fundamentos Bíblicos, Teologia Sistemática, Teologia Histórica, Interpretação Bíblica, Administração Eclesiástica e Aconselhamento Pastoral);

    • Mestrado em Teologia: passará a se chamar curso de Formação Master em Teologia (com ênfase em Educação Religiosa);

    • Doutorado em Teologia: passará a se chamar curso de Formação Doctor em Teologia (com ênfase em Ciências Sociais da Religião).

    Esclarecemos que todos os alunos matriculados e ativos (sem estarem com o curso parado) até 31/12/2014 não sofrerão qualquer alteração nos seus cursos sendo garantidas as Certificações que estavam vigentes até esta data.

    IMPORTANTE: Esta mudança foi sugerida pela AETAL - Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina aos seus afiliados através do seu departamento jurídico e visa apenas a mudança de "nome" dos cursos para que não se confundam com o cursos reconhecidos e regulamentados pelo MEC. Não haverá qualquer alteração nas equivalências e validades dos cursos para fins eclesiásticos, bem como na qualidade dos mesmos, pelo contrário, com as novas habilitações eclesiásticas, os concludentes poderão ser melhor aproveitados dentro de suas denominações para fins de trabalho na Obra de Deus.


 PÁGINA PRINCIPAL! PRINCIPAL

 

Cursos

CURSOS DE

FORMAÇÃO

ECLESIÁSTICA

Informações Gerais
Investimento (Preços)

TEOLOGIA

Matrículas Abertas

F. Básica (Básico)
F. Média (Médio)
F. Plena (Bacharel)

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Pré-Matrícula em breve

F. Básica (Básico)
F. Média (Médio)

F. Plena (Licenciatura)

PÓS-FORMAÇÃO

Matrículas Abertas

F. Master (Mestrado)
F. Doctor (Doutorado)

CURSOS DE

CAPACITAÇÃO

GRATUITOS

Informações Gerais
Investimento (Taxa)

CAPACITAÇÃO

Matrículas Abertas

C. Obreiros
C. Pregadores
C. Professores
C. Evangelizadores
C. Discipuladores

C. Aconselhadores

C. Ministério Infantil

IGREJAS E

GRUPOS

DESCONTOS ESPECIAIS

Monte um Grupo

 

Avisos

 

100% Seguro

 

 

 

Recados

   

LEIA O NOSSO

LIVRO DE VISITAS

   

 

Notícias

 

 

 

     

TELEFONE: (21) 3794-2541 / WHATSAPP: (21) 99199-1994

CORRESPONDÊNCIAS: CAIXA POSTAL 77677 - AGF SILVA PINTO - NOVA IGUAÇU - RJ - BRASIL - CEP: 26.255-970

SEDE PRÓPRIA: RUA CINCO, S/Nº, QUADRA 5, LOTE 15 - IPIRANGA - NOVA IGUAÇU - RJ - BRASIL - CEP: 26.293-510

CNPJ 04.411.287/0001-01 / RCPJ nº 1.490